terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conhecendo um pouco do Programa Nacional de Alimentação Escolar


Caros Colegas,
Iniciaremos a nossa primeira postagem neste blog falando um pouquinho do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que é o programa que rege todo o nosso trabalho no Setor de Alimentação e Nutrição Escolar.  Sendo assim, para você entender  do que se trata esse programa e sobre a sua importância, trazemos um pequeno resumo do mesmo.
O PNAE foi estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), através da Resolução nº. 38, de 16/07/2009, por conta da necessidade de se estabelecer os princípios e as diretrizes que garantam a alimentação escolar saudável, conforme previsto na portaria interministerial nº. 1010 e, em quantidade suficiente para todos os alunos atendidos.
Ele tem por objetivo, atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os princípios do PNAE são: universalidade do atendimento; respeito aos hábitos alimentares locais; equidade, que é o acesso ao alimento de forma igualitária; e emprego da alimentação saudável e adequada.
De acordo com o PNAE, o cardápio da alimentação escolar deve ser elaborado por nutricionista legalmente habilitado, sendo programado de modo a atender determinado percentual das necessidades nutricionais dos alunos matriculados em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, conforme o número de refeições servidas.
Numa próxima postagem estaremos postando alguns dos nossos cardápios.
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário