sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nossa Profissional Merendeira


Lamentavelmente observamos que na maioria das vezes a merendeira é uma profissional desvalorizada, podemos notar na matéria “O desprezo pelas merendeiras”, de Alexandre Brasil Fonseca, no site http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=9752&Itemid=43, onde está relatada a triste afirmação do Sub Secretário Estadual de Gestão de Ensino no Rio de Janeiro ao O GLOBO, onde o mesmo afirma que: é mais adequado que as merendeiras sejam terceirizadas, pois “não precisam ter uma base pedagógica”, já que para ele “uma merendeira só precisa manusear os alimentos”.
Nesta postagem, manifestamos o nosso apreço à profissional merendeira, sabemos da grande importância que este profissional representa para o nosso trabalho e informamos que a merendeira é uma importante agente de educação nutricional, pois é o profissional que está na ponta, em contato com os alunos, incentivando-os a comer todos os grupos de alimentos. Além disso, são sim profissionais de saúde, pois o alimento é de fundamental importância para a promoção e manutenção da saúde dos alunos atendidos; um alimento mal preparado e sem os cuidados necessários pode matar, assim como um alimento bem preparado e com todos os cuidados necessários promoverá a saúde dos nossos alunos.
Entendemos então que a merendeira não serve apenas para manusear alimentos, esta profissional é uma importante manipuladora de alimentos que cuida de todo o processo, desde o recebimento de mercadorias na unidade escolar, pré-preparo e preparo de refeições, até a distribuição aos alunos participando ativamente e desempenhando um importante papel no processo de educação nutricional. Tendo em vista todas estas funções desempenhadas, declaramos que a merendeira é PROFISSIONAL DE SAÚDE.
Atualmente em nosso quadro de funcionários contamos com 81 auxiliares de merenda, que são profissionais cooperados e 79 merendeiras, que são profissionais concursados, totalizando 160 profissionais – mulheres e homens comprometidos com a qualidade da alimentação escolar. No último concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Mesquita para a Secretaria Municipal de Educação, foram oferecidas 9 vagas regulares para merendeira, até agora já foram convocados 61 candidatos, profissionais que tiveram o privilégio de assumir um cargo público em busca da tão sonhada estabilidade. Aos nossos profissionais, mostramos a grande importância do crescimento através do estudo, pois assim nossas auxiliares poderão ser futuramente, merendeiras e nossas merendeiras poderão crescer através do Plano de carreira para os profissionais da educação. Finalizamos esta postagem, concluído que a merendeira é importante SIM, e deve ser valorizada por sua brilhante atuação profissional!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário